segunda-feira, 23 de agosto de 2021

SERVIDORES REINVINDICAM MELHORIAS PARA A BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL

 Secretário de Cultura diz que as demandas já foram levadas ao prefeito e que dependem do aval do gestor municipal para serem atendidas

O Sindserm promoveu, na manhã da última sexta-feira, 19 de agosto, uma reunião com o Secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste,  e com participação da coordenadora da Vigilância Sanitária, Drª Lúcia Neiva e do atual maestro da orquestra picoense, James Jean. O encontro aconteceu na sede do sindicato, após reinvindicações de alguns integrantes da Banda de Música do município.

Um dos pontos questionados foi o local de realização dos ensaios, que atualmente ocorre num palco, localizado na praça Josino Ferreira. De acordo com os servidores, é necessário um local mais adequado, visto que os músicos ficam muito próximos uns aos outros, aumentando o risco de contaminação e de disseminação da Covid-19. Já o secretário argumentou que o lugar é amplo e arejado, mas poderia ver um outro espaço caso fossem apresentadas alternativas, ou dividir o grupo em horários distintos ao longo do dia. De acordo com o maestro, tem-se  buscado seguir a distância recomendada, mas por uma questão técnica não é possível manter um distanciamento muito grande.

Em relação a toda essa problemática, a coordenadora da vigilância sanitária recomendou que seja feito pela secretaria de cultura, um relatório das medidas que estão sendo adotadas durante os ensaios para prevenção e combate à Covid-19, de forma a minimizar o risco de contágio entre os componentes da banda, que solicitam ainda a vacinação para todos os músicos, uma vez que já houve casos de Covid entre eles e estão se apresentando constantemente em atividades do município. Segundo as informações, a maioria dos músicos já foi vacinada, pela faixa etária, e a categoria estaria na 4ª fase dos grupos especiais. 

Outra requerimento diz respeito à aquisição de novos instrumentos e conserto dos que se encontram quebrados, bem como de fardamento novo, pois segundo os músicos, os atuais já se encontram desgastados. Conforme, o titular da pasta da Cultura, as necessidades foram entregues ao prefeito, mas dependem da autorização do mesmo e de outros trâmites legais, como o processo licitatório. No entanto medidas paliativas estão sendo tomadas para amenizar os problemas. Marcelo disse que é preciso melhorar a comunicação entre Banda e Secretaria e que as demandas podem ser levadas diretamente a ele para as providências necessárias.

A diretoria do Sindserm continuará acompanhando de perto a situação, inclusive com visitas aos ensaios, visando que as melhorias solicitadas sejam atendidas. E encontra-se aberta ao diálogo tanto para os servidores como para os gestores com o intuito de manter um boa comunicação entre todos.






Pela Diretoria de Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário