Dados
do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ano de 2017 divulgados
pelo Ministério da Educação nesta semana avaliam
que Picos obteve a nota 4.4 e ocupa apenas a 10º (décima) colocação
do ranking entre as cidades com a melhor educação pública entre as cidades
piauienses com mais de 20 mil habitantes.
Apesar
de Picos ser a 3º maior cidade a nível populacional do Piauí (com estimativa de
76.928 mil habitantes, conforme dados do IBGE de 2017) a cidade encontra-se com desempenho de qualidade no ensino inferior a outros municípios menores.
Para a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos,
professora e membro do conselho do FUNDEB em Picos, Lenice Sales, a Educação é um processo que demanda infraestrutura, planejamento e
condições favoráveis para que seja realizado da melhor forma:
“Sabemos
que para obter um bom desempenho na Educação são necessárias um conjunto de
medidas e fatores que não dependem apenas do(a) Professor(a). Esse 10º lugar no
IDEB, posição ocupada por Picos que é a terceira maior cidade do Piauí e que
tem um dos maiores repasses do FUNDEB, é reflexo de como está a situação da Educação no município de Picos. Escolas essas que vêm funcionando
precariamente e com número reduzido de profissionais. A única ferramenta de
trabalho que os Professores(as) dispõe para desenvolver suas funções é a força de trabalho”, afirmou.
O
ranking da qualidade de ensino público entre as cidades piauienses está
ordenado da seguinte forma:
Visitas In Locu às Escolas Municipais de Picos
Atendendo
as reivindicações dos filiados(as) ao Sindicato, os(as) representantes da
Diretoria do Sindicato se propuseram a conhecer, dialogar, fiscalizar e buscar melhorias
efetivas a realidade dos alunos, professores ou demais trabalhadores envolvidos
no processo educacional. Conforme a Presidente do SINDSERM, a iniciativa consiste
em visitar todas as 61 (sessenta e uma) Escolas Municipais da zona rural e
urbana de Picos:
“Em
visitas recentes ocorridas a quase 40 unidades escolares, temos verificados que
não há materiais pedagógicos suficientes para que o Professor possa lecionar
aulas produtivas de ensino-aprendizagem e que a infraestrutura da maioria
dessas Escolas encontra-se em péssimo estado de conservação, como exemplo
podemos citar a Escola Helvídio Nunes de Barros, localizada no povoado Fátima
do Piauí, que impõe riscos sérios a todos que lá estão. Em resumo: os fatores
que causam o mau desempenho do ensino vão além das atribuições e da competência
dos profissionais de educação. Portanto, não devemos culpa-los, pois,
diariamente, exercem o compromisso de formar cidadãos dotados de conhecimento e
sonhos”, concluiu.
Leia mais:
Escola Municipal Helvídio Nunes de Barros do povoado Fátima do Piauí funciona em estado de precariedade
Escola Municipal com melhor desempenho na avaliação
Escola Municipal com melhor desempenho na avaliação
A
Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco, em Oeiras, conquistou a nota
8.3 e obteve a melhor pontuação. Na avaliação do
IDEB, essa unidade escolar tem o melhor
desempenho na avaliação de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental entre as escolas públicas do Estado.
Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB)
O
IDEB é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.
Produzido a cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, o indicador
calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino
Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas
de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação.
Os
resultados do IDEB 2017 para escola, município, unidade da federação, região e
país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram
do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e das taxas de aprovação,
calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. Somente
têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas
etapas avaliadas - 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio
- e em que o número de alunos participantes do SAEB
tenha alcançado 80% dos alunos matriculados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário