quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Picos é apenas a 10º colocada no ranking de qualidade da Educação Básica divulgada pelo IDEB


Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ano de 2017 divulgados pelo Ministério da Educação nesta semana avaliam que Picos obteve a nota 4.4 e ocupa apenas a 10º (décima) colocação do ranking entre as cidades com a melhor educação pública entre as cidades piauienses com mais de 20 mil habitantes.


Apesar de Picos ser a 3º maior cidade a nível populacional do Piauí (com estimativa de 76.928 mil habitantes, conforme dados do IBGE de 2017) a cidade encontra-se com desempenho de qualidade no ensino inferior a outros municípios menores.


Para a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos, professora e membro do conselho do FUNDEB em Picos, Lenice Sales, a Educação é um processo que demanda infraestrutura, planejamento e condições favoráveis para que seja realizado da melhor forma:

“Sabemos que para obter um bom desempenho na Educação são necessárias um conjunto de medidas e fatores que não dependem apenas do(a) Professor(a). Esse 10º lugar no IDEB, posição ocupada por Picos que é a terceira maior cidade do Piauí e que tem um dos maiores repasses do FUNDEB, é reflexo de como está a situação da Educação no município de Picos. Escolas essas que vêm funcionando precariamente e com número reduzido de profissionais. A única ferramenta de trabalho que os Professores(as) dispõe para desenvolver suas funções é a força de trabalho”, afirmou.


O ranking da qualidade de ensino público entre as cidades piauienses está ordenado da seguinte forma:





Visitas In Locu às Escolas Municipais de Picos


Atendendo as reivindicações dos filiados(as) ao Sindicato, os(as) representantes da Diretoria do Sindicato se propuseram a conhecer, dialogar, fiscalizar e buscar melhorias efetivas a realidade dos alunos, professores ou demais trabalhadores envolvidos no processo educacional. Conforme a Presidente do SINDSERM, a iniciativa consiste em visitar todas as 61 (sessenta e uma) Escolas Municipais da zona rural e urbana de Picos:

“Em visitas recentes ocorridas a quase 40 unidades escolares, temos verificados que não há materiais pedagógicos suficientes para que o Professor possa lecionar aulas produtivas de ensino-aprendizagem e que a infraestrutura da maioria dessas Escolas encontra-se em péssimo estado de conservação, como exemplo podemos citar a Escola Helvídio Nunes de Barros, localizada no povoado Fátima do Piauí, que impõe riscos sérios a todos que lá estão. Em resumo: os fatores que causam o mau desempenho do ensino vão além das atribuições e da competência dos profissionais de educação. Portanto, não devemos culpa-los, pois, diariamente, exercem o compromisso de formar cidadãos dotados de conhecimento e sonhos”, concluiu.


Leia mais:


Escola Municipal Helvídio Nunes de Barros do povoado Fátima do Piauí funciona em estado de precariedade







Escola Municipal com melhor desempenho na avaliação

A Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco, em Oeiras, conquistou a nota 8.3 e obteve a melhor pontuação. Na avaliação do IDEB, essa unidade escolar tem o melhor desempenho na avaliação de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental entre as escolas públicas do Estado.




Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)


O IDEB é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Produzido a cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, o indicador calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação.


Os resultados do IDEB 2017 para escola, município, unidade da federação, região e país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. Somente têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas - 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio - e em que o número de alunos participantes do SAEB tenha alcançado 80% dos alunos matriculados.

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