quinta-feira, 30 de julho de 2020

Enquete realizada pelo SINDSERM mostra que a maioria dos(as) Servidores e Servidoras aceitam a proposta de 2,45% para Reajuste Salarial de 2020

Os gráficos da enquete indicam que 59,2% dos votantes aceitam o índice de Reajuste Salarial contra 40,8% dos votantes que não aceitam o índice de Reajuste Salarial



    No dia 22 de julho, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos – SINDSERM, divulgou uma enquete para deliberar sobre o Reajuste Salarial aos Servidores e Servidoras Municipais efetivos(as) vinculados(as) as Secretarias da Administração Geral e a Secretaria de Saúde de Picos.


De acordo com a Vice-Presidente do SINDSERM Picos, Edna Moura, a enquete teve como objetivo: “consultar a opinião dos filiados e filiadas para sabermos se concordavam ou discordavam com a proposta da Prefeitura de conceder o índice de 2,45% de Reajuste Salarial neste ano 2020, de modo que a decisão seja coletiva e democrática”, afirmou.


Resultado da Enquete SINDSERM (entre 22 de julho a 29 de julho)

59,2% dos votos aceitam a proposta de Reajuste e 40,8% não aceitam a proposta de Reajuste

Após uma semana de enquete, encerrada às 00h desta quinta-feira, a maioria dos(as) Servidores(as), cerca de 59,2% dos votos, decidem por: aceitar a proposta da Prefeitura de Reajuste Salarial no percentual de 2,45% para esse ano. Porém, reivindicam que a Gestão da Prefeitura de Picos cumpra com os retroativos a partir do mês de maio aplicando-os aos salários referentes ao mês de agosto. 


Diante de tantos desafios, o SINDSERM não recuou nem retrocedeu, mas seguiu constantemente na luta pela aprovação e a garantia do Reajuste Salarial Anual que é direito adquirido pelos Servidores(as) como está descrito no Art. 2º da Lei Nº 2.528 de 28 de outubro de 2013 que sanciona o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Administração Geral e o Art. 42 da Lei Municipal Nº 2.587 de 16 de outubro de 2014  que sanciona a o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores da Saúde Municipal. 


A Diretoria Executiva do SINDSERM agradece a todos e todas que apresentaram suas opiniões e suas reivindicações na enquete virtual. A participação de cada um foi essencial para que pudéssemos decidir e responder a proposta da Procuradoria Geral do Município. 


Nas imagens abaixo detalha quais os cargos e as secretarias que os Servidores votantes fazem parte:



Resumo das negociações de Reajuste Salarial 2020

Durante quase três meses, o Sindicato vem enfrentando inúmeras dificuldades para avançar com o Reajuste deste ano 2020principalmente por causa dos transtornos causados pela pandemia do coronavírus que resultou na Lei Federal que “prorroga por dois anos o prazo para que os Municípios concedam Reajuste Salarial aos Servidores Públicos”, alegação utilizada pela Gestão Municipal como inviabilidade para conceder Reajuste este ano.


Na primeira tentativa, o SINDSERM colocou em pauta a proposta de 5,07% seguindo o percentual que foi concedido no ano de 2019. Em não havendo avanço, dada as sucessivas mudanças, queda de arrecadação e as alegações de grande impacto financeiro do Município, o SINDSERM refez a proposta de 4,11% (baseado no IPCA - inflação anual) e, ainda assim, a Gestão Municipal permaneceu reticente em conceder algum valor de reajuste. Mas, após muita insistência do SINDSERM, o Procurador Geral do Município, Maycon Luz, apresentou hoje a proposta de 2,45%. 

Essa proposta de 2,45% de Reajuste Salarial conquistada pelo SINDSERM é uma luta que contempla todos(as) os Servidores e as Servidoras filiados(as) e não filiados(as) à entidade que são vinculados(as) as categorias da Administração Geral e a Secretaria Municipal de Saúde.

Nas imagens abaixo demonstra opiniões dos votantes que aceitam a proposta de Reajuste Salarial e suas sugestões:



Um comentário:

  1. Eu sou contra, eles vão descontar dos nossos salários 3% a mais da previdência social e vão dá um aumento irrisório de 3,47%, por isso sou contra.

    ResponderExcluir