sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Faltam remédios nos postos de saúde para hipertensos e diabéticos em Picos


A equipe do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos retornou aos trabalhos de visitas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Picos na quinta-feira, 17 de janeiro de 2019, em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e da sociedade em geral.

Contrariando a declaração do Secretário de Saúde, Dr. Waldemar dos Santos Junior, ao afirmar que “os postos de saúde estão sendo abastecidos de medicamentos” (disponível no portal Riachãonet), a equipe de visitas do Sindicato constatou a presença dos mesmos problemas das unidades visitadas anteriormente, tais como: precariedade da estrutura física e salas que não comportam os profissionais da Saúde e, principalmente, a falta de medicamentos básicos de HIPERDIA para pessoas hipertensas e diabéticas. 

Devido a situação observada, a Diretoria do Sindicato reivindicará providências urgentes, pois a questão de saúde pública é um bem essencial e indispensável ao cidadãos.

Programa Federal: O HIPERDIA


O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.

Sua falta ocasiona consequências drásticas a saúde do paciente. A descompensação da glicemia e da pressão arterial pode provocar acidente vascular cerebral (AVC) e acidente vascular encefálico (AVE), doenças cardiovasculares, amputação dos membros superiores e inferiores (pé diabético), prejuízos à visão e etc.

Relembre as notícias relacionadas:

- SINDSERM realiza visitas a 22 Unidades Básicas de Saúde de Picos

- Sindicato apresenta a primeira parte do relatório de visitas as Unidades Básicas de Saúde de Picos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário