quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Assembleia Extraordinária esclarece assuntos que interessam aos servidores das Secretarias de Administração, Educação e Saúde


Por meio de edital de convocação, a Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos realizou mais uma Assembleia Geral Extraordinária, na tarde desta quarta-feira, 21 de novembro de 2018, no plenário da Câmara Municipal de Picos, e contou com participação expressiva dos servidores(as) filiados(as) a entidade das Secretarias de Administração, Educação e Saúde.


A Assembleia teve como objetivo esclarecer, debater e informar acerca de assuntos que abrangem interesses coletivos e das mais diversas categorias, sendo conduzida pela Presidente, Lenice Sales, em conjunto com os membros e assessores jurídicos do SINDSERM. As pautas foram às seguintes:


Férias dos Servidores ocupantes de cargos de Apoio Técnico e Administrativo da Educação


Em reunião com o Prefeito no dia 27 de setembro de 2018, os(as) representantes do Sindicato relataram denúncias de servidores(as) que estão há anos sem conseguir a concessão de férias e/ou licenças. Na oportunidade, o Sindicato requereu a organização do calendário de férias para os servidores ocupantes dos cargos de auxiliar administrativo, merendeira, motorista, vigia e zelador lotados nas Secretarias Municipais de Administração, Educação e Saúde.


No dia 10 de outubro, em reunião ocorrida na Secretaria Municipal de Educação de Picos com a Secretária, Rosilene Monteiro, apresentamos a relação dos servidores que se encontram aptos a se aposentarem (ou férias vencidas e acumuladas) e cobramos a organização do calendário de férias para os ocupantes dos cargos de auxiliar administrativo, merendeira, motorista, vigia e zelador lotados na SEME.


Participaram da reunião: a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, a Supervisora de Ensino, Roseli Luz, e os Assessores Jurídicos da SEME, Morely Batista e Everton Valter. A Secretária Rosilene Monteiro afirmou que:

- “o calendário não é cumprido em razão de muitos servidores efetivos solicitarem férias nos mesmos meses, o que inviabiliza a substituição dos mesmos”;

- “as férias e as licenças somente serão concedidas mediante preenchimento de requerimento no protocolo da própria Secretaria Municipal de Educação”;

- “a prioridade é para casos considerados urgentes em que a pessoa deve trazer o atestado, anexar ao requerimento e justificar”.



Pagamento dos Servidores do quadro geral da Educação (Merendeira, Vigia, Zelador(a), etc.)


Cobramos novamente a elaboração do cronograma que estabeleça uma data fixa de pagamento aos servidores que exercem as funções de: auxiliares administrativos(as), merendeiras(os), motoristas, vigias e zeladoras(es) lotados pela Secretaria Municipal de Educação, considerando que são esses que possuem menores remunerações.


Depois da reunião, obtivemos resultado positivo: os pagamentos dos salários do mês de outubro foram pagos juntamente com os dos demais servidores da Secretaria, ou seja, simultâneo ao dos professores.



Aposentadoria dos Servidores


Muitos(as) servidores(as) se dirigiram a sede do Sindicato informando que os processos de aposentadoria estão sendo indeferidos pela autarquia municipal junto a PicosPrev pela justificativa de “ausência de contribuições”. A situação é ainda mais preocupante dos servidores reintegrados. A exemplo disso têm-se 04 pessoas que atingiram a idade de aposentadoria, mas tiveram seus pedidos negados pela ausência de repasse dessas contribuições.


O Gerente do PicosPrev, Wallyson Andrade, informou que está fazendo o levantamento das contribuições dos servidores reintegrados.


Em seguida, a documentação será encaminhada a Assessoria Financeira, Contábil e Jurídica do PicosPrev, a SERCONPREV, para que seja feito o cálculo do montante a ser repassado das contribuições dos servidores reintegrados com direitos previdenciários retroativos. 


Neste caso, as possibilidades mencionadas para resolver tais transtornos foram:

- Avaliar o impacto econômico em relação à dívida previdenciária dos servidores que foram reintegrados com direitos previdenciários retroativos e de outros que não constam as contribuições previdenciárias; 

- Aos servidores que já cumpriram os requisitos para aposentadoria e tiveram seus requerimentos de aposentadoria indeferidos pela ausência dessas contribuições, foi proposta a redução da carga horária e/ou remanejando para funções menos desgastantes àqueles que possuem a idade e tempo de aposentadoria até a conclusão dos cálculos das contribuições previdenciárias.



Inclusão da categoria SAMU no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Saúde (Equiparação Salarial da categoria)


No último concurso público realizado pelo Município de Picos-PI, através do Edital 001/2015, foram ofertadas diversas vagas para Motorista Socorrista, Técnico de Enfermagem, Médico Plantonista e Rádio Operador, cargos estes que devem compor a categoria de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Porém, ainda hoje, estes cargos não estão contemplados pelo Plano de Cargos, Carreira e Salários da Saúde.


Na reunião com o Prefeito, os(as) representantes do Sindicato propuseram a inclusão da categoria SAMU e da categoria dos Enfermeiros Ambulatoriais ao referido Plano de Carreira da Saúde (Lei Municipal 2.587/2014), pois assim essas categorias progredirão na carreira, bem como reivindicaram a equiparação salarial dos servidores que exercem as mesmas funções pela Secretaria Municipal de Saúde.


O Prefeito se comprometeu em incluir os servidores do SAMU no Plano de Carreiras, Cargos e Salários e analisará situação em relação à equiparação salarial.


A equiparação é uma luta antiga do Sindicato, pois não justifica que servidores que desempenhem as mesmas funções e a mesma carga horária possuam salários diferenciados. A exemplo disso, os 6 (seis) Enfermeiros do SAMU possuem remunerações inferiores aos Enfermeiros Ambulatoriais. Portanto, a proposta de equiparação prevê a isonomia salarial entre servidores que exercem o mesmo cargo (ou categoria) e recebem salários diferenciados.



Acordo de Greve sobre aumento da remuneração dos Servidores da Administração Geral


Ao ser indagado sobre o descumprimento do acordo que estabelecia o mês de julho deste ano de 2018 como a primeira parcela do aumento salarial para os servidores da Administração, o Prefeito Walmir justificou que: “a Lei de Responsabilidade Fiscal instituiu o limite de gastos e, por isso, impede qualquer aumento salarial este ano”.


Porém, na ocasião, foi estabelecido os termos do novo acordo com a Gestão Municipal que é efetuar o aumento em duas parcelas decorrente entre os meses de fevereiro e julho do ano de 2019 nos valores de:

-        R$100,00 (cem reais) para todos os cargos de nível fundamental;

-    R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para todos os cargos de nível médio e;

-  R$ 300,00 reais (trezentos reais) para todos os cargos de nível superior.

Solicitamos o impacto na folha do quadro do quadro geral da Administração para que haja cumprimento do acordo estabelecido na última reunião. No dia 14 de novembro, a Procuradoria Geral do Município encaminhou oficio alegando que: “o impacto é superior a R$50 mil reais e, por isso, inviável cumprir o acordo”. Em resposta ao ofício, exigimos a elaboração de outro levantamento para que se cumpra o acordo.



Previdência Própria do Município


A Presidente do SINDSERM apresentou os atuais débitos nos recolhimentos previdenciários das Secretarias de Administração, Educação e Saúde referentes aos meses de junho a agosto deste ano de 2018 conforme tabela abaixo:


Secretaria

Valor do débito
em cifras

Valor por Extenso



Administração



R$ 438.763,76
 Quatrocentos e trinta e oito mil, setecentos e sessenta e três reais e setenta e seis centavos



Educação



R$ 1.535.145,03

Um milhão, quinhentos e trinta e cinco mil, cento e quarenta e cinco reais e três centavos



Saúde



R$ 954.429,33
                                
Novecentos e cinquenta e quatro mil, quatrocentos e vinte e nove reais e trinta e três centavos



Totalizando



R$ 2.928,338,12

Dois milhões, novecentos e vinte e oito mil, trezentos e trinta e oito reais e doze centavos


No dia 05 de novembro, em reunião ocorrida entre o Conselho da PicosPrev, o Gerente de Previdência, Wallyson Bernardes, convidou os servidores efetivos do município de Picos que se julgam ter idade e/ou tempo de contribuição para se aposentar que procurem a sede do PicosPrev para sanar todas as suas dúvidas em relação aposentadoria. A sede fica localizada na Rua São Francisco nº 601, Bairro Centro, ao lado da Prefeitura.


Informes Gerais (Portal da Transparência)


No dia 06 de agosto de 2018, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Picos divulgou que “o Portal da Transparência estava atualizado com informações sobre despesas, receitas, quadro de pessoal, prestação de contas e licitações já estão disponíveis no Portal da Transparência”.


Porém, após contínuos acessos, constatamos que não somente o sistema do Portal da Transparência, como também o Contracheque Online não está em funcionamento há muito tempo.

O Sindicato formalizou denúncias ao Ministério Público do Estado e, em seguida, ao Ministério Público do Trabalho reivindicando a atualização imediata do Portal da Transparência, pois os cidadãos picoenses têm o direito constitucional de se informar sobre como o dinheiro público é utilizado e outros à Gestão Pública vem administrando os recursos federais.  


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