terça-feira, 25 de setembro de 2018

Creche Samambaia de Picos apresenta graves problemas que dificultam o ensino-aprendizado dos alunos


Não é exagero dizer que a recreação na educação infantil contribui para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico e social das crianças. A recreação é o meio da criança conhecer a realidade que a cerca seja explorando, criando e recriando, desenvolvendo e exercitando, o que torna a atividade lúdica uma tarefa de alegria. Porém, há escolas que devido sua infraestrutura, esse momento não é proporcionado. Essa é a realidade da Creche Samambaia em Picos.


Na última quinta-feira, 20 de setembro de 2018, a equipe de visitas conheceu as instalações da Creche Samambaia, localizada no povoado Samambaia, zona rural de Picos, e atende 70 alunos(as) do maternal ao Jardim II. A Creche funciona em prédio alugado com salas inadequadas e pequenas, banheiros impróprios a faixa etária das crianças, paredes e pisos deteriorados e o pátio exposto ao sol, o que impossibilita a recreação das crianças. Faltam lousas, materiais didáticos, bebedouros (a água é servida em garrafas "pets" de plástico) e freezer para conservar e armazenar mantimentos.
 

A precariedade das escolas públicas municipais é reflexo da falta de prioridade para que haja transformação na educação. A consequência desse descaso gera uma sociedade despreparada para enfrentar os desafios do mundo moderno nas suas diferentes dimensões sociais, políticas, econômicas etc.


Mudar esse quadro é possível e urgente. A manutenção desse modelo fracassado levará o país ao caos social incalculável. Cabe, então, intensificar a luta para que políticas educacionais sejam levadas a sério e não meramente discursos vazios e reproduzidos com finalidades distantes dos anseios da sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário