terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Sindicato cobra do Prefeito de Picos os pagamentos dos salários atrasados



Com o propósito de dialogar, reivindicar e exigir providências às demandas dos Servidores, a Diretoria do SINDSERM e demais representantes das categorias que aderiram à greve na última manifestação, participaram de uma reunião com o Prefeito de Picos, Walmir Lima, e o Procurador Geral do Município, Maycon Luz, durante toda a manhã de sexta-feira, 26 de janeiro, na sala de reuniões da Prefeitura. As pautas foram às seguintes:

- Recorrentes Atrasos Salariais dos Servidores da Saúde

    
     Como vem sendo denunciado constantemente pelo Sindicato, os trabalhadores lotados na Secretaria de Saúde continuam sem receber seus pagamentos dentro de cada mês, prática esta que atormenta a vida desses servidores, pois muitos dependem apenas deste salário para sustentar suas famílias. Em resposta a mais um atraso dos pagamentos referente ao mês de dezembro do ano passado, os Servidores da Saúde encontram-se em greve por tempo indeterminado desde o último dia 12 de janeiro.
        

      O Prefeito informou que foi solicitado à Justiça do Trabalho a utilização dos recursos existentes em uma conta do MAC (Média e Alta Complexidade da Saúde) para a regularização dos salários. Segundo ele, esse recurso só poderá ser usado para quitação dos salários sob ordem judicial e, portanto, logo que o Juiz autorizar, os salários serão atualizados.


- Salários Atrasados dos Servidores de Serviços Gerais e Administrativos da Educação

       
       Na última quinta-feira, (25), em manifestação ocorrida na Prefeitura, esses trabalhadores decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado caso o pagamento dos seus salários não seja regularizado.   


O Prefeito garantiu que está fazendo o possível para que os pagamentos dos auxiliares administrativos, vigias, merendeiras e zeladoras, referentes ao mês de dezembro de 2017, sejam efetuados até o dia 30 (terça-feira). Mas caso não for regularizada a situação, o Sindicato fará uma nova convocação.


- Débito dos Consignados

       
       Nos últimos dias, diversos Servidores Municipais estão procurando o Sindicato da categoria para denunciar que estão tendo os seus nomes incluídos injustamente no SPC e no SERASA. O motivo seria o não repasse dos valores recolhidos dos empréstimos pela Gestão Municipal aos Bancos credores (Bradesco e Caixa Econômica Federal).


        Segundo relatos, muitos servidores estão recebendo ligações e cartas das Agências Bancárias alegando que estão “inadimplentes (ou com os nomes sujos) e precisam pagar suas dívidas”, no entanto, estão munidos de provas que comprovam que os descontos são realizados, rigorosamente, nos contracheques. 


 Para esses trabalhadores(as), o que a Prefeitura de Picos vem fazendo não tem justificativa, pois os valores são previamente descontados dos salários dos servidores diretamente na folha de pagamento e o ato pode ser caracterizado como crime de apropriação indébita.


 O Prefeito se comprometeu a consultar, esta semana, os Bancos credores para ver em que situação se encontra, pois, segundo o mesmo, em reunião com o gerente do Bradesco tudo foi resolvido, porém os servidores que adquiriram empréstimos na Caixa Econômica permanecem com seus nomes sujos.


- Calendário de Férias


Servidores da categoria dos vigias vêm reclamando, há bastante tempo, a negação das Secretarias em conceder as férias.  Dentre os relatos, muitos servidores estão acumulando três períodos de férias adquiridas e que nunca foram indenizados por isso. 


O SINDSERM requereu, por diversas vezes, à Procuradoria Geral do Município que seja regularizada o direito de gozar das férias que está previsto em Lei Trabalhista. No entanto a situação permanece sem resolução, visto que os vigias protocolam requerimentos na Prefeitura, mas não estão conseguindo êxito e nem explicações para tal arbitrariedade.


Na reunião, o Sindicato exigiu a elaboração de um calendário de férias para todas as Secretarias e, diante essa situação, aguarda da Gestão Municipal um parecer favorável para a solução desse imbróglio. 


Conforme a atual Vice-Presidente, Edna Moura, o Sindicato está sempre aberto ao diálogo e segue confiante no compromisso assumido pelo Prefeito, Walmir Lima, em atender e solucionar as demandas mencionadas: “Reuniões são sempre necessárias, pois há muitas problemáticas que deverão ser aprofundadas. Por isso, antes do Carnaval, agendaremos outra reunião ao qual levaremos outras reivindicações dos trabalhadores. Dependendo do que ocorrer nos próximos dias, faremos novas convocações com máxima urgência para tomadas de decisões coletivas", concluiu.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário