sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

SINDSERM e Procuradoria Geral do Município reúnem-se para tratar de pautas referentes a esse começo de ano

Procurador do Município, Dr. Maycon Abreu

Na tarde desta quinta-feira (19), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos – SINDSERM, representado por sua presidente, Edna Moura, esteve reunido com a Procuradoria Geral do Município, na pessoa de Maycon Abreu. Na ocasião, fizeram-se presentes: a Subprocuradora do Munícipio, Dr.ª Fátima Miranda; o diretor do SINDSERM, Wellington Araújo e os assessores jurídicos representantes desta entidade, Dr. José Francisco e Dr. Giovani Madeira para tratar das seguintes pautas:


·        CONCURSO PÚBLICO:

Durante a reunião, o Procurador Geral, Dr. Maycon Abreu, afirmou que até o final do mês de janeiro, este será homologado, para, no começo do mês seguinte, começar a chamar os aprovados no certame.

·        EDUCAÇÃO

De acordo com o decreto nº 16/2017, de 16 de Janeiro, assinado pelo Prefeito Municipal de Picos, através da lei nº 11.738/2008, o piso salarial dos professores da educação básica será reajustado em 7,64% conforme concedido pelo governo federal. Este decreto entrará em vigor retroagindo seus efeitos à data de 1º de Janeiro deste ano.


O município vem cumprindo a lei do piso salarial de forma continua e respeitando a legislação vigente, diferente do que ocorre em muitos municípios e estados do país. O SINDSERM vem fiscalizando frequentemente o cumprimento desta lei buscando garantir sua aplicação.


O SINDSERM reiterou a urgência na revisão do Plano da Educação (aprovado em 2008, de acordo com a lei nº 2.292) e na formação do Conselho Municipal de Educação no intuito de melhorar as condições de trabalho desses profissionais.


·         REAJUSTE DOS APOSENTADOS

O Sindicato cobrou a publicação do decreto nº 12 de 29 de Janeiro de 2016, que dispõe sobre a concessão de reajuste dos benefícios pagos pelo Fundo Previdenciário do Município de Picos, ficando expressamente vedada a aplicação de reajuste de que trata esse decreto a inativos e pensionistas que possuem o direito de revisão na forma de paridade. O procurador se comprometeu a publicar tal lei, considerando necessário a garantia dos direitos desses cidadãos.


·         PREVIDÊNCIA PRÓPRIA DO MUNICÍPIO

Segundo o Procurador Geral do Município, Maycon Abreu, a Prefeitura Municipal de Picos quitou, na manhã desta quinta-feira, a dívidas previdenciárias pendentes referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016. O procurador se comprometeu a enviar o relatório mensal ao Sindicato.


·         REAJUSTE DOS SERVIDORES DA SAÚDE

O SINDSERM cobrou a aplicação da lei que garante aos servidores da saúde vinculados a Lei nº 2.587/2014 (que criou o plano de cargos, carreiras e salários) o direito de reajuste conforme a Lei nº 2.751 de 27 de Junho de 2016, da seguinte maneira:

- 19,00 % para nível médio;

- 16,00 % para nível fundamental;

- 09,00 % para agentes de endemias;

- 14,00 % para nível superior;

- 26,00 % para aqueles pertencentes ao núcleo de apoio a saúde da família (NASF).


Na ocasião, o Procurador afirmou que a lei será cumprida, no entanto, agendou uma reunião para a primeira semana de fevereiro, com a nova equipe da Secretaria de Saúde visando avaliar as condições para a efetuação do reajuste conforme a lei mencionada a partir do mês de fevereiro, assegurando ainda pagamento referente aos retroativos.


·        CRONOGRAMA DE DATA BASE DO PAGAMENTO DOS SERVIDORES DA SAÚDE

O setor jurídico do SINDSERM, presente na reunião, apresentou relatos sobre a situação dos servidores que não possuem uma data fixa para receber seus pagamentos, lamentando que apenas os trabalhadores lotados na Secretaria Municipal de Saúde passam por esse problema. Até o presente, nenhuma medida foi tomada por parte do Município para o problema que vem se arrastando por muito tempo, causando profunda insatisfação.


O procurador alegou dificuldades em face a mudança da nova gestão que está à frente da Secretaria de Saúde, mas colocou como sendo esta, uma pauta de prioridade do prefeito que busca pagar em dia todos esses servidores.


·        ADMINISTRAÇÃO
Durante a reunião, tratou-se ainda sobre a indicação de Servidores Municipais junto ao SINDSERM para discutirem sobre a proposta de atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Administração Geral, observando a Lei nº 2.431 de 19 de Novembro de 2011, levando em conta a portaria nº 404, publicada no Diário Oficial.


Ficou a agendar uma data para tratar especificamente dessa pauta com os membros nomeados que compõem a comissão e assim, iniciar o debate sobre as alterações propostas.

A gestão: Independência, Trabalho e Luta vem, ao longo de sua história, sob a presidência da professora Edna Moura, levando à população todos os esclarecimentos de forma consciente e justa. Uma gestão pautada, sobretudo, pelo diálogo, determinação e respeito, sem deixar de agir e fazer o que precisa dentro das possibilidades e dos limites da organização sindical e jurídica.

Portanto, essa bandeira, que não serve aos interesses pessoais ou apenas de um determinado grupo, segue confiante que as mudanças necessárias são possíveis mas que, ela precisa partir, inicialmente, de dentro de cada um.   
`Procurador, Subprocuradora e Representantes do SINDSERM em reunião na Procuradoria Geral do Município 

Nenhum comentário:

Postar um comentário