sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Representantes do SINDSERM participam do curso de formação sindical em São Paulo

     O Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) realizou entre os dias 25 a 29 de janeiro o Seminário “Fundamentos Filosóficos, Psicológicos e Didáticos da Pedagogia Histórico-Crítica”, no Carlton Plaza Hotel Limeira, localizado na cidade de Limeira-SP. 

   A composição do Seminário consistiu na convocatória de dois participantes de cada estado, sendo definidos pela entidade conforme critério de participação e considerando o envolvimento nas atividades de formação do CES. 

   No debate de estudos científicos contamos com a representação de nossas diretoras Edna Moura e Lenice Sales que integram a gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERM) de Picos. O Seminário tratou de um momento de inestimável importância para que os formadores(as) do CES pudessem aprofundar seus conhecimentos sobre os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e os capacitassem cada vez mais para o enfrentamento dos grandes desafios que se colocam no contexto atual.

   A programação reuniu a presença dos principais expoentes da Pedagogia Histórico-Crítica no Brasil. São eles:

- DEMERVAL SAVIANI: livre-docente e professor titular de História da Educação da UNICAMP

- NEWTON DUARTE: professor da UNESP, com pós-doutorado na Universidade de Toronto (Canadá)

- LÍGIA MÁRCIA MARTINS: professora da UNESP, livre-docente em Psicologia da Educação, doutora em educação pela UNESP

- ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA: professora da UNESP e doutora em educação pela UNESP

RELATÓRIO DE PALESTRAS


Dia 25. 01 – Professor Demerval Saviani
Diretora Lenice Sales
e Demerval Saviani
Presidente Edna Moura
fazendo aquisição do
livro de Demerval Saviani

Destacou a importância da pedagogia histórico-crítico e os fundamentos que sustentam um novo conceito de educação na formação do cidadão na sociedade contemporânea. Estabeleceu a relação dessa formação no âmbito dos movimentos sociais e as novas diretrizes em vista aos problemas da realidade social.




Dia 26. 01 – Professor Newton Duarte
Presidente Edna Moura
com Newton Duarte
Diretora Lenice Sales
com Newton Duarte

Enfatizou a teoria crítica de caráter dialético, articuladora da relação entre a educação e suas determinações sociais, tendo em vista à transformação da sociedade na perspectiva da classe trabalhadora.




Dia 27.01 - Professora Lígia Márcia Martins
Presidente Edna Moura com a
Ligía Márcia Martins
O debate ocorreu em torno da necessidade de implementação de novas transformações para a realidade concreta, pois somos capazes de imaginar e superar os obstáculos. Precisamos trabalhar para formar cidadãos inovadores, livres e autônomos. Devemos agir em prol da conscientização e formação da consciência crítica, em busca de sujeitos pensantes, otimizando o florescer e à capacidade de pensar que uma nova sociedade melhor é possível.


Dia 28.01 - Professora Ana Carolina Galvão Marsíglia e Tiago Nicola Lavoura
Ana Carolina Galvão
A professora Ana Carolina Galvão ressalta que o trabalho é a atividade criadora, fundadora e humanizadora. Segundo ela, é através do trabalho que somos dignificados. Concluiu afirmando que pelo trabalho nos tornamos racionais e cientes dos nossos direitos e, somente assim, somos capazes de executá-lo com exímia competência.





Tiago Nicola Lavoura

No plano sindical, o Professor Tiago Nicola abordou os desafios da formação sindical e como possibilitar a superação dos desafios das relações no mundo do trabalho de forma consciente.




Dia 29.01 - Avaliação do seminário, entrega de certificados e encerramento.




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