sexta-feira, 16 de agosto de 2013

SINDSERM contesta teste seletivo realizado apenas com análise de currículo

Presidente do Sindserm diz que a Prefeitura de Picos quebrou acordo que previa a realização de uma prova de conhecimentos e não apenas análise de currículo

Por José Maria Barros
ASCOM SINDSERM

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm) está contestando a forma como a Prefeitura local realiza o processo de seleção de 180 professores temporários para as áreas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano.

Foto:ASCOM  SINDSERM
Ao contrário do que foi acordado com o Sindserm, o processo seletivo será eliminatório e classificatório contendo apenas a fase de avaliação curricular. Não haverá, portanto, uma prova de conhecimentos específicos para avaliar a capacidade dos candidatos.

O processo de seleção é bem rápido. As inscrições foram realizadas entre os dias 12 a 15 de agosto atraindo um expressivo número de candidatos. A análise dos currículos ocorrerá no período de 19 a 23 e o resultado preliminar será divulgado no dia 26, enquanto o resultado final sai dia 30 deste mês.

Segundo a presidente do Sindserm,Edna Moura, em reunião realizada na primeira semana do mês de julho entre o sindicato e representantes da administração municipal, ficou acordado que o teste seletivo seria realizado da forma convencional. Primeiro uma prova de conhecimentos específicos e depois avaliação curricular dos candidatos aprovados.

“Portanto, nós somos contra a forma como está sendo executada a seleção. Não é desconfiando de ninguém, é o processo, a transparência, a seriedade que  tem que se dar. É um teste seletivo que vai empregar as pessoas e elas precisam confiar na sua participação”, argumentou Edna Moura.

Foto: José Maria Barros


Na opinião da sindicalista isso somente ocorrerá com a aplicação de uma prova de conhecimentos específicos e não apenas com apresentação de currículo. “Nós lamentamos profundamente que a Secretaria da Educação tenha tomado esta atitude, visto que a sociedade espera um teste seletivo dentro dos padrões normais”, ressaltou a presidente do Sindserm.

Ela deixou claro ainda que o sindicato defende mesmo é a realização de concurso público e, avalia o teste seletivo apenas como paliativo. “Esperávamos que a Secretaria da Educação  aplicasse primeiro uma prova de conhecimentos específicos e  não apenas análise curricular,vamos estar atentos a análise e resultados deste teste seletivo e reforçamos que não nos omitiremos caso seja necessário tomar alguma atitude diante do mesmo",anunciou. 

Alguns candidatos que se deslocaram para a sede da Secretaria de Educação de Picos para entregarem seus currículos procuraram diretores do Sindserm para se manifestarem contra  o teste seletivo sem a prova objetiva,bem como reclamavam da desorganização no momento de efetuarem a entrega de seus documentos.

Foto: ASCOM SINDSERM

                                                                                                                                                                    Foto: ASCOM SINDSERM

O Sindserm lamenta que tal processo tenha acontecido desta forma que acaba se tornando facilitadora até para questionamentos quanto a transparência e seriedade na análise dos currículos,e aguarda atentamente o desenrolar do mesmo,pronto para agir caso seja necessário,"ouvi comentários na fila para entrega dos currículos de pessoas que pretendiam pedir ajuda de seus vereadores para obter favorecimento na análise,contestei imediatamente tal comentário,e como cidadã,sindicalista, educadora e também candidata a uma das vagas deste teste,quero acreditar que tal interferência não acontecerá pois a maior parte dos candidatos veem nesta oportunidade uma chance de trabalho,ainda que por tempo determinado, e esperam que ela seja feita de forma limpa e transparente sem a interferência de terceiros",declara a diretora de comunicação do Sindserm, Elsilâne Moura. 

Um comentário:

  1. Esperamos que o Sindserm tome alguma atitude no sentido de anular está aberração,estamos esperando concurso publico e ai nos dão um teste seletivo apenas com analise curricular,não aceitamos um absurdo deste,pedido de anulação do teste seletivo já!!!!!

    ResponderExcluir