quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

SINDSERM e a Procuradoria Geral do Município retomam debate para cumprir a Lei que garante o direito às progressões dos Servidores Municipais


Na terça-feira, 01 de dezembro, aconteceu uma reunião entre a Diretoria Executiva, a Assessoria Jurídica do SINDSERM e a Procuradoria Geral do Município para discutir assuntos que são de interesse da categoria dos Servidores Municipais de Picos vinculados as secretarias de Educação, Administração e Saúde.


A reunião entre o SINDSERM e a Procuradoria do Município ocorreu por aproximadamente 2 horas objetivando avançar nas negociações que estão travadas por causa dos decretos municipais. O Procurador Geral, Dr. Maycon Luz, propôs adiar para janeiro de 2021 a progressão dos Servidores deveria ter acontecido em maio.


A Presidente, Lenice Sales, e a Vice-Presidente, Edna Moura, falaram sobre a impossibilidade de negociar para 2021 tais direitos que estão previstos desde maio de 2020, pois:

“O Município de Picos tem recursos suficientes para fazerem os pagamentos desses impactos financeiros, especialmente porque, até o momento, o Município de Picos não realizou investimentos na área de Educação, não teve despesas com transporte ou alimentação e os contratos foram todos reduzidos. Isso, por si só, se justifica que há recursos suficientes para implantar as progressões, mas, o SINDSERM compreende também que por meio de recursos próprios do FUNDEB e do próprio Município são suficientes para garantir a progressão de todos os trabalhadores e trabalhadoras das secretarias de Educação, Administração e Saúde”, afirmaram as representantes do Sindicato.


Em seguida, foi cobrado da Procuradoria do Município o impacto financeiro que comprove a indisponibilidade do Município em implantar essas progressões. O SINDSERM propôs que sejam contemplados imediatamente todos aqueles que deram entrada as suas demandas antecipadamente.


De acordo com Edna Moura: “o SINDSERM está aguardando uma resposta acerca desse entendimento, porque é impossível deixar para o ano de 2021 todos os direitos que estão assegurados em Lei. Deixamos claros que se não houver acordo ou se a Prefeitura inviabilizar o cumprimento dessa Lei, a categoria reagirá e tomará providências para que essa situação não permaneça".


Portanto, ao final da reunião ficou decidido de imediato que a Gestão Municipal faça um estudo do impacto financeiro acerca das reivindicações da categoria em todas as secretarias, conforme solicitado pelo SINDSERM, e em seguida apresentar o parecer do Prefeito Walmir, afim de que seja viável começar a implantar o direito de todos os servidores, começando com aqueles que já fizeram seus respectivos protocolos e, em janeiro de 2021, concluir o de todos os que ainda irão protocolar seus pedidos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário