quarta-feira, 1 de julho de 2020

Banco Bradesco de Picos descumpre Lei Municipal e efetua desconto dos empréstimos consignados de maneira irregular


A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos – SINDSERM, vem a público denunciar que o Banco Bradesco DESCUMPRIU a Lei Municipal 3025/2020 sancionada pelo Prefeito Municipal de Picos e decidiu por DESCONTAR os empréstimos consignados dos Servidores Municipais através de uma decisão unilateral e sem aviso prévio.


Na manhã dessa quarta-feira, 01 de julho, os(as) Servidores(as), os(as) representantes do SINDSERM e a própria Gestão Municipal de Picos foram surpreendidos com a atitude inesperada e reprovável da Gerência do Banco Bradesco que, inexplicavelmente, optou por não suspender a cobrança dos empréstimos consignados dos Servidores Municipais por 3 (três) meses ou enquanto durasse a pandemia do Covid-19.


Projeto de Lei 3025/2020 de 29 de maio aprovado e sancionado pela Prefeitura Municipal de Picos


     No dia 29 de maio, o Prefeito Municipal de Picos, Pe. Walmir Lima, sancionou e publicou no Diário Oficial dos Municípios a Lei Municipal 3025/2020 que suspende automaticamente a cobrança de empréstimo consignado adquirido pelos servidores públicos municipais, pelo prazo de 90 dias, em decorrência do novo coronavírus.



O projeto de lei foi apresentado pelo Vereador Wellington Dantas à Câmara Municipal de Vereadores e foi aprovado por votação unanime.


Para justificar a sanção da Lei, o Prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, afirmou no dia 29 de maio que:

“Diante dessa pandemia toda e qualquer ajuda é bem-vinda, então o salário que esses servidores irão receber não será descontado aquela taxa de empréstimo consignado que eles fizeram diante do banco, com certeza é uma ajuda a mais diante de tantas dificuldades”.


        No Art. 2º da Lei Municipal promulga que: “as parcelas que ficarem em aberto durante este período, deverão ser acrescidas ao final do contrato, sem a incidência de juros ou multas”.




O autor do Projeto de Lei foi o Vereador, Wellington Dantas, e segundo ele, a suspensão dos empréstimos consignados tem como objetivo: “conceder alívio aos servidores(as) municipais a fim de que possam destinar a renda para cumprir com as necessidades básicas primordiais que aumentaram exponencialmente nessa pandemia. Além disso, também evitar prejuízos à economia”.



Senado aprova suspender por 4 meses pagamento de empréstimos consignados


No dia 18 de junho, o Senado aprovou o Projeto de Lei 1.328/2020, que suspende as parcelas de empréstimo de crédito consignado — com desconto em folha de pagamento— por quatro meses. O projeto tem a intenção de minimizar as perdas salariais durante a crise gerada pela pandemia de covid-19. Mais informações CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário