quinta-feira, 19 de março de 2020

Representantes do SINDSERM propõem soluções aos problemas enfrentados pelos servidores da Limpeza Pública de Picos



A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos realizou uma reunião com o Secretário de Serviços Públicos, Antônio Airton, e o Coordenador de Serviços Públicos, Marion Pereira, para apresentar as frequentes reclamações dos profissionais da limpeza pública e coleta de lixo.


As reivindicações desses servidores (Garis) são: condições adequadas de trabalho e equipamentos de segurança como botas, capacetes, máscaras, luvas e óculos. A falta desses equipamentos técnicos e de proteção traz riscos aos profissionais, tornando-os vulneráveis a acidentes de trabalho.


A Presidente do SINDSERM, Lenice Sales, comentou que o objetivo da reunião é:

“cobrar condições favoráveis aos garis, pois, em hipótese alguma, pode se expor esses trabalhadores a riscos que prejudiquem sua segurança ou integridade física.  O Sindicato sempre levou ao conhecimento da Administração às reivindicações da categoria e tomou providências a fim de garantir não apenas as condições e garantias de trabalho, mas, sobretudo, o respeito à dignidade e a pessoa humana. Por isso, o Sindicato, a Secretária e os servidores devem agir em conjunto e em parceria para o bem comum de todos”.


O Secretário, Antônio Airton, se comprometeu a tomar as seguintes providências: entregar os equipamentos o mais rápido possível assim que for concluído o processo licitatório, atender as recomendações e decretos que resguardem à saúde desses trabalhadores e atuar com o SINDSERM para buscar soluções aos problemas relatados.


Após a reunião, a Presidente, Lenice Sales, a Tesoureira, Aylane Rodrigues, o Diretor de Patrimônio, Airton Dias, e o Conselheiro Fiscal, Isaias Filho, reuniram alguns Garis filiados para esclarecer dúvidas e distribuir luvas de proteção.


Através da luta do SINDSERM, em conjunto com essa categoria, as negociações com o Município resultaram a implantação do grau de 20% de insalubridade em 2013 e mais 20% em novembro de 2015 (totalizando percentual de 40% de insalubridade) previsto em Lei Federal e em 2018 conquistaram o adicional de retroativo parcial em seus salários. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário