terça-feira, 26 de março de 2019

SINDSERM encaminha oficios a SMS solicitando respostas as reivindicações do servidores do SAMU



O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PICOS-PI – SINDSERM, representado pela Presidente, Lenice Sales de Moura, e sua Diretoria Executiva, vem, encaminhou ofícios nesta terça-feira, 26 de março, ao Secretário de Saúde, Dr. Waldemar dos Santos Junior, com o propósito de requerer o cumprimento do que ficou decidido na reunião ocorrida no dia 25 de fevereiro de 2019 na Secretaria Municipal de Saúde de Picos:  

1. Que seja providenciada a inclusão de todos os cargos pertencentes a categoria do SAMU ao Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Servidores da Saúde;

2. A equiparação do cargo de enfermeiro do SAMU com o de enfermeiro ambulatorial, prevendo a isonomia entre servidores que exerçam o mesmo cargo e carga horária e recebem salários diferenciados;


3. A implantação do percentual de 20% de insalubridade para os servidores pertencentes a categoria do SAMU e;

4. A convocação de, pelo menos, mais um (a) Técnico(a) de enfermagem para suprir as necessidades da categoria.


Em seguida, contextualizamos e detalhamos as informações acerca de cada reivindicação:


Em 25 de fevereiro de 2019, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, reuniram-se representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos – SINDSERM, os (as) Enfermeiros(as) do SAMU e os (as) Técnicos(as) de Enfermagem do SAMU com a finalidade de debater e solucionar algumas temáticas envolvendo a valorização dos profissionais que prestam atendimentos essenciais de urgência e emergência.

Naquela oportunidade, foram pautados e discutidos 4 temas:

-Inclusão dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da categoria SAMU no Plano de Cargos, Carreiras e Salários;
- Equiparação Salarial da categoria dos Enfermeiros do SAMU;
- Insalubridade para Servidores do SAMU e;
- A convocação de Técnico (a) de Enfermagem.

A respeito da Inclusão dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do SAMU no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Saúde, tem-se que no último concurso público realizado pelo Município de Picos-PI, foram ofertadas vagas para a composição da categoria do SAMU. Entretanto, até o momento, estes cargos ainda não foram contemplados com a inclusão no Plano de Cargos, Carreira e Salários da Saúde (Lei Municipal 2.587/2014).

No tocante a Equiparação Salarial da categoria dos Enfermeiros do SAMU, trata-se de uma reivindicação antiga desta entidade, pois não mostra-se razoável que aqueles que desempenhem as mesmas funções com a mesma carga horária possuam salários diferenciados. A título de exemplo, trazemos que os 6 (seis) enfermeiros do SAMU possuem remunerações inferiores aos demais enfermeiros ambulatoriais do Município.

Os (as) representantes do Sindicato propuseram a inclusão da categoria SAMU e da categoria dos Enfermeiros Ambulatoriais ao referido Plano de Carreira da Saúde, pois assim os profissionais dessas referidas categorias progredirão de Carreira.

No que se refere ao adicional de Insalubridade, os servidores do SAMU se queixam que tentaram administrativamente a implantação do percentual de 20% a título de insalubridade, todavia, ainda não houve a contemplação.

Por fim, expomos que a convocação de, pelo menos, mais um(a) Técnico(a) de Enfermagem para o SAMU se faz extremamente necessária, tendo em vista que a técnica de Enfermagem presente na oportunidade relatou que estão com demasiada sobrecarga de trabalho e carga horária acima da permitida por lei.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário