sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

SINDSERM reúne servidores e realiza protesto exigindo o pagamento dos salários atrasados e do 13° salário



Diante o não compromisso da Gestão Municipal em honrar com suas obrigações, centenas de servidores públicos municipais promoveram, na manhã desta sexta-feira, (22), um protesto em frente da sede da Prefeitura Municipal de Picos contra o atraso dos salários de novembro para os servidores lotados na Secretaria de Saúde e pelo não pagamento do 13° salário pelas Secretarias de Educação e de Saúde.

O MOTIVO

Ontem, quinta-feira, 21 de dezembro, a Diretoria Executiva do SINDSERM se dirigiu em comitiva às Secretarias de Educação, Saúde e Prefeitura de Picos para cobrar o pagamento do 13º salário aos servidores que deveria ser pago até quarta-feira, 20 de dezembro, conforme prevê o art° 1 da Lei n° 4749 de 12 de agosto de 1965.
Sabendo disso, reunimos a Diretoria Executiva e  em comitiva nos dirigimos as Secretarias para questionar o porquê do não pagamento do 13o salário a todas Secretarias até ontem, dia 20 (conforme prevê o art. 1 da Lei n.4749 de 12 de agosto de 1965). Na oportunidade, fomos recebidos pelo Procurador do Município, Dr. Tiago Iglesias, que nos informou que não há data prevista para cumprir o pagamento do 13° salário dos servidores da Educação, apenas prometeu que deverá ser efetuado na próxima semana, e que também não há garantia de quando será pago o salário referente ao mês de novembro dos servidores lotados na Secretaria de Saúde.
Cientes dessas notícias lamentáveis, recorremos a Promotora do Ministério Público do Estado, Romana Vieira, para comunicar o descumprimento do acordo, o desrespeito à Lei que determina o dia 20 como data máxima de pagamento do 13o salário e solicitar providências deste órgão competente.
  

         O OUTRO LADO


       Após a repercussão das medidas tomadas e do protesto realizado pelo Sindicato na Prefeitura Municipal de Picos durante toda essa manhã, o Procurador Geral do Município, Dr. Maycon Luz, foi entrevistado pelo Jornal da Rádio Cidade Modelo e, por ligação, alegou novamente dificuldades financeiras do Município que, segundo ele, se deve a carência dos recursos federais repassados pelo Ministério da Educação para arcar com todos os pagamentos de dezembro e 13° salários dos servidores da Educação.


        Em relação aos Servidores lotados na Secretaria de Saúde, o Procurador promete que o pagamento do 13° salário será efetuado na tarde desta sexta-feira, (22), porém não há previsão de quando serão pago os salários referentes aos meses de novembro e dezembro. Conforme Maycon Luz: “existe possibilidade do pagamento desses trabalhadores serem efetuados próxima semana, mas como é um processo que está judicilizado ao qual levamos novas propostas ao Juiz e informamos onde há recursos federais vinculados a Saúde que possam suprir o pagamento desses salários, portanto, o que resta é a autorização e a decisão do Juiz em quais recursos devemos aplicar para quitar esses salários atrasados.”, concluiu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário