quarta-feira, 29 de março de 2017

Primeira Assembleia Extraordinária do ano reúne Servidores das diferentes categorias do Município


        Por meio de convocação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos, ocorreu nessa terça-feira, 28 de março, a primeira Assembleia Geral Extraordinária do ano, no Plenário da Câmara Municipal de Picos, e contou com a participação dos Servidores das mais diversas categorias.

Conforme determina o Estatuto, a Assembleia teve início na segunda chamada às 17h25min. Na abertura, a Presidente do SINDSERM, Edna Moura, convidou os Diretores do Sindicato para compor a mesa; os advogados; os estagiários; a Secretária; o Presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e o contador do SINDSERM.

Em cumprimento ao edital, publicado no Diário Oficial da União e também nos jornais de grande circulação, foram realizadas a Atualização Cadastral da Entidade Classista, regulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); a atualização e divulgação de endereço da nova sede; ratificação de filiação a Central de Trabalhadores(as) do Brasil; a oficialização da posse; e a apresentação nominal da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e dos Suplentes eleitos na última eleição desta entidade.

 Em seguida, com autorização da Assembleia, a Presidente do SINDSERM proferiu as pautas da Assembleia Ordinária, especificamente sobre à prestação de contas do exercício anterior (2016), bem como, proposta orçamentária para o exercício em curso e a definição de pautas através das reivindicações da categoria.

A Tesoureira do SINDSERM, Lenice Sales, conduziu a prestação de conta anual com o aval do Contador Ítalo Monteiro, do escritório Decisão Serviços Contábeis, que calculou os balanços financeiros, planilhas de gastos e aplicações. Na oportunidade, a Tesoureira fez observações acerca dos principais gastos, relatando as entradas e saídas mês a mês, posteriormente, aprovada por unanimidade e sem ressalvas.




Após as pautas serem avaliadas e validadas pela categoria, foram propostos assuntos atuais e importantes a serem deliberados perante Assembleia. Dentre os quais destacamos:

- Extinção da Licença-Prêmio


Na última sexta-feira, (24), o SINDSERM denunciou o Projeto de Lei Complementar Nº 02/2017, proposto pela Prefeitura Municipal de Picos, que tinha como objetivo extinguir a Licença-Prêmio por assiduidade e “transformá-la” em Licença Capacitação.

Diante disso, o Sindicato manifestou-se contrário a esta iniciativa, deixando claro que não concorda, em hipótese alguma, com a retirada de nenhum direito pertencente ao trabalhador.

Em resposta, a Assessoria de Comunicação do Prefeito Walmir Lima nos comunicou na segunda-feira, (27), a revogação desse Projeto de Lei por compreenderem sua inconstitucionalidade e, portanto, excluem a possibilidade de levar adiante essa questão que eliminaria um direito fundamental do trabalhador.


- Relatório da Previdência Própria


Durante a Assembleia foi lido na íntegra o relatório financeiro referente ao Fundo Previdenciário de Picos. No relatório consta um saldo devedor de R$ 533.333,77 (quinhentos e cinquenta e três mil, trezentos e trinta e três reais e setenta e sete centavos) nas contribuições previdenciárias referentes às competências de janeiro e fevereiro de 2017 e dois parcelamentos em aberto nos Termos de Acordo no total de R$ 285.956,17(duzentos e oitenta e cinco mil, novecentos e cinquenta e seis reais e dezessete centavos).

- Não implantação do reajuste dos Servidores da Saúde


 A pauta, que tanto interessa a categoria, contou com número de Servidores abaixo do esperado, o que impossibilitou a deliberação sobre essa questão.

No entanto, o SINDSERM garantiu que a nível jurídico tomará todas as medidas necessárias, sobretudo, no que diz respeito ao reajuste que a Administração Municipal garantiu efetuar no mês de março. Caso não ocorra, os servidores devem aguardar convocação oficial do Sindicato para decidir em Assembleia quais providências serão realizadas.

- Atraso dos Salários da Secretaria Municipal de Saúde 


O Sindicato prosseguirá negociando com o objetivo de solucionar, em definitivo, esse impasse. A propósito, iremos cobrar do Ministério Público do Estado o cumprimento do acordo que estabelece o pagamento até o 10º dia útil do mês.

 A Presidente lamentou, mais uma vez, a ausência dos servidores, tendo em vista ser pauta que exige mobilização e deliberação.




- Insalubridade dos Auxiliares Dentistas


O Assessor Jurídico, Dr. Francisco Casimiro, relatou a sentença procedente (mérito), ocasionando a implantação imediata do grau máximo de insalubridade (40%) sobre o salário mínimo para os servidores que impetraram o processo requerendo seus direitos legais.

- Juiz concede sentença favorável aos professores do concurso de 2010


O assessor jurídico do SINDSERM, Dr. Francisco Casimiro, tornou-se o substituto processual nessa causa que se iniciou no ano de 2012. Na época, foi solicitado o enquadramento funcional e salarial dos professores do concurso de 2010 que foram posicionadas na Classe A, porém, por possuírem graduação superior, deveriam estar enquadradas na Classe B porque assim dispõe no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Educação.

Segundo Dr. Francisco Casimiro: “na sentença, o Juiz deu parecer favorável a esses Servidores e, nesse caso, obterão o retroativo referente aos anos em que estiveram situados na Classe A”.




- Mudança de Nível dos Professores


Até o presente momento, os professores reclamam da não implantação da Mudança de Nível, que é um direito previsto no Plano de Cargos, Carreiras e Salários, motivo esse que provocará o processo a judicializaçãoEm breve, o SINDSERM fará a convocação constando a documentação para ser entregue na sede do Sindicato com o propósito da oficializar o processo.

- Congresso Estadual da CTB de 9 a 11 de junho


        Na ocasião, A presidente Edna Moura repassou a programação do evento que irá ocorrer entre os dias 09 a 11 de junho. Durante o Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores do Brasil haverá a eleição da nova diretoria da CTB-PI (2017-2021) e a escolha dos delegados das várias representações sindicais da região filiados a CTB para participarem do congresso nacional em agosto.

- Convocação dos Aprovados do Concurso Público


 Sobre o Concurso Público, esclarecemos novamente que o número de servidores nomeados é insuficiente à demanda. Em reunião com a Procuradoria do Município, o Procurador Maycon Luz informou que, atualmente, os nomeados são para atender apenas uma parte emergencial e que haverá uma nova convocação de Concursados o quanto antes.

- Debate na Câmara Municipal sobre a precariedade das Escolas Municipais em Picos


         O assessor jurídico do SINDSERM, Dr. José Francisco Brito, chamou a atenção dos Professores em relação às denúncias sobre a precariedade das escolas municipais de Picos ocorridas na última Greve Geral Nacional, do dia 15 de março.

O assessor, Dr. José Francisco, contestou os comentários maldosos e discursos infundados que desmerecem os professores presentes e alegam que os presentes na paralisação não representavam a classe do Município.




Ele reafirmou a legitimidade da Assembleia, ressaltando que todas as irregularidades descritas foram comprovadas e que, diante dos fatos, sugere que os professores repudiem ou rebatam essas críticas, visto que os depoimentos apresentados pelos professores é a realidade dos problemas que precisam ser solucionados.

Reiterou que não é do interesse do Sindicato judicializar questões possíveis de resolver administrativamente como, por exemplo, a insalubridade. Segundo ele “esse caminho impossibilita e dificulta o diálogo entre ambas as partes”. 

- Horário Pedagógico

Questionados sobre a última reunião para tratar do Horário Pedagógico, a Presidente do SINDSERM esclareceu que, diante da falta de respostas da Secretaria de Educação, já protocolou no Ministério Público, no dia 10 de março, um ofício denunciando a diferença da hora/aula dos Professores do Ensino Infantil e Fundamental I  de 60 minutos por hora/aula, superior ao do Ensino Fundamental II com hora/aula de 40 a 50 minutos, o que vem causando insatisfação da classe e prejudicando o cumprimento do Horário Pedagógico de forma isonômica, além de desrespeitar o que determina a lei 11.738/2008 da Constituição Federal.


- Merenda Escolar

Para finalizar a Assembleia, a Presidente Edna Moura apresentou demonstrativo relacionado aos gêneros alimentícios (perecíveis e não perecíveis), como farinha láctea, creme de leite, achocolatado, doces variados e etc, destinados à Merenda Escolar no valor de 2.502.901,01 (dois milhões, quinhentos e dois mil, novecentos e um reais) e em seguida agradeceu a presença e a paciência de todos os presentes.


          Para maiores detalhes sobre a merenda escolar, consulte a tabela completa disponibilizada na página oficial do Observatório Social de Picos.

Diretoria do SINDSERM presente na Assembleia.
Na foto: Dr. Francisco Casimiro, Cristiano Barbosa, Edna Moura, Dr. José Francisco, Lenice Sales, Aylane Rodrigues, Manoel Gomes, Leonardo Santos e Elton Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário