sexta-feira, 24 de março de 2017

Prefeitura de Picos envia projeto de lei que transforma Licença-Prêmio por assiduidade em Licença Capacitação

O Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais de Picos (lei municipal 1.729/93), prevê em seu artigo 88, inciso VII, que o servidor público tem direito, por três meses, de forma remunerada, gozar licença-prêmio por assiduidade em virtude de ter trabalhado 5(cinco) anos seguidos.

A Prefeitura de Picos enviou a Câmara Municipal, no último dia 16 de março de 2017, o Projeto de Lei Complementar Nº 02/2017 que estabelece a alteração texto da lei citada acima, para RETIRAR A LICENÇA-PRÊMIO POR ASSIDUIDADE E IMPLEMENTAR A LICENÇA CAPACITAÇÃO, já existente.

A Prefeitura justifica que tal alteração é uma medida para conter o que chama de “expansão” de um dos maiores gastos do tesouro municipal, e que faz parte de “uma série de medidas que busca reordenar as normas que disciplinam a concessão de benefícios aos servidores públicos municipais”.

O Projeto estabelece ainda que o servidor que já tiver adquirido tal direito, seguramente o usufruirá e aqueles que estão com o período aquisitivo de licença-prêmio em curso, terá o direito de completa-la para também dispô-la. Segundo Lenice Sales, diretora do SINDSERM, o servidor que não tirar a licença, não vai mais poder acumular, como era feito antes; e para tira-la, é necessário que o servidor prove que está tirando por motivo de estudo ou para capacitar-se.

É de grande necessidade que os poderes Executivo e Legislativo Municipal, antes de criar, modificar e extinguir direitos daqueles que fazem a máquina pública funcionar, discuta amplamente com a classe trabalhadora, sobretudo com os próprios servidores afetados pelo projeto de lei.

Tal Projeto será votado na próxima quinta-feira, 30 de março, pelos vereadores municipais. Diante disso, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Picos – SINDSERM vem, por meio deste, manifestar-se contrário a esta iniciativa, deixando claro que não concorda, em hipótese alguma, com a retirada de nenhum direito pertencente ao trabalhador. O Sindicato solicita, junto aos vereadores, que este projeto seja discutido com a categoria em geral e posteriormente a isso, seja submetido à análise, buscando garantir os direitos pertencentes a classe trabalhadora. 

Confira as imagens dos Projetos de Lei Complementar N°02/2017:








Nenhum comentário:

Postar um comentário