quinta-feira, 18 de agosto de 2016

I Marcha Picoense Contra a Cultura do Estupro

A concentração do evento aconteceu nas proximidades do Fórum Helvídio Nunes e percorreu as ruas da cidade até a Praça Felix Pacheco onde foi finalizado com o ato público


A Marcha percorreu as principais avenidas do centro da cidade e encerrou com o ato público na Praça Félix Pacheco

Na manhã desta terça-feira, (16), militantes do Conselho Municipal da Mulher, Coordenadoria da Mulher e demais entidades promoveram a “I Marcha Contra a Cultura do Estupro” na cidade de Picos. A concentração do evento aconteceu nas proximidades do Fórum Helvídio Nunes e percorreu as ruas da cidade até a Praça Felix Pacheco onde foi finalizado com o ato público.

Munidos com cartazes, vestindo camisetas caracterizadas e proferindo palavras de ordem contra o preconceito sofrido pelas mulheres e a violência das quais são vítimas, as militantes alarmavam sobre a importância de combater essa causa que cresce cada dia mais em Picos.


As militantes portavam cartazes e proferiam gritos de protesto a ideologia machista

A coordenadora municipal dos Direitos da Mulher e organizadora do evento, Nega Mazé, explica o que motivou a realização da marcha: “Analisamos que em Picos há um crescimento assombrador dos números de casos de violência contra a mulher e em, alguns casos, culpam a própria vítima em ter provocado essa barbárie. Portanto, achamos necessário conscientizar à sociedade contra essa cultura criminosa que oprime a mulher”. 

Coletivo Graciones


       O Coletivo Graciones, criado recentemente, tem como bandeira defender os direitos da mulher em Picos e região, também participou da Marcha.

       A criação do coletivo fortalece a rede de enfrentamento a violência doméstica e tem como objetivo exigir o cumprimento de punições severas aos crimes contra as mulheres.


A Presidente do SINDSERM, Edna Moura, integra o Coletivo Feminista Graciones

O Coletivo Graciones é um grupo militante recém-formado e idealizado por universitárias e líderes de movimentos sociais

O Coletivo Graciones encerraram a marcha com um abraço coletivo entre as integrantes

Clique aqui e confira o álbum completo de fotos da I Marcha Contra a Cultura do Estupro na nossa rede social Facebook: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário