sábado, 9 de julho de 2016

Servidores comemoram a saída do Instituto de Gestão e Humanização do Hospital Regional

Após quase dez meses, o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região suspendeu o contrato de gestão do Hospital Regional Justino Luz em Picos firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e o Instituto de Gestão e Humanização (IGH). A decisão da rescisão de contrato foi tomada nesta quinta-feira.

Desde o início, o processo de terceirização sofreu resistência por parte de funcionários, do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos da Saúde do Estado do Piauí (SINDESPI), da Justiça do Trabalho e de alguns deputados estaduais como Marden Menezes, Dr. Pessoa e Rubem Martins.

A decisão da saída do Instituto de Gestão e Humanização foi bastante comemorada pelos servidores. Na manhã desta sexta-feira, (08), vários funcionários do Hospital Regional foram trabalhar com camisetas que descreviam a seguinte frase: "Fora IGH".

De acordo com presidente do Sindicato em Estabelecimento de Saúde Estado do Piauí (SINDESPI), Maria Eliete Pereira, já havia um preliminar que apontava que a saída do instituto aconteceria até o final de julho.
Presidente do SINDESPI -Eliete Pereira

“Inicialmente a determinação da Justiça do Trabalho do Piauí definia a saída da IGH em noventa dias, porém, eles recorreram e conseguiram mais três meses. Os desembargadores votaram e decidiram por unanimidade que eles se afastassem o mais rápido possível. A desembargadora Liana Chaib foi categórica quando afirmou que enterrou a terceirização no estado do Piauí”, afirmou Maria Eliete. 
Durante o período que esteve à frente da Direção da unidade de saúde, a IGH tomou várias medidas que desagradaram colaboradores e o sindicato da categoria. No início de abril, por exemplo, a Organização Social, por meio de carta, informou a 33 funcionários concursados que eles seriam transferidos. Mudanças, como a do horário das visitas, também se tornaram impopulares entre familiares de pacientes.



        Ainda segundo a presidente, a notícia foi recebida com muita alegria pela categoria. “Tiveram servidores que ficaram aqui fora até as nove da noite, soltando fogos. Sabemos que a terceirização é um atraso e sabemos de tudo que acontecia aqui dentro, esperamos agora que o governador continue investindo no Hospital para o povo da região”.

Os servidores esperam que com a saída do IGH, melhore os serviços oferecidos à população, que segundo eles aconteciam de forma precária. Que medicamentos sejam adquiridos, assim como, exista o concurso público para contratação de servidores efetivos para o local.


A Presidente do SINDSERM, Edna Moura, compareceu a comemoração e declarou total apoio para que se cumpra às causas justas aos trabalhadores

Servidores festejam o fim da administração da IGH


Nenhum comentário:

Postar um comentário