quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Prefeito de Picos engaveta Plano da Saúde e servidores protestam nas ruas e na Câmara

Por José Maria Barros
Os servidores da secretaria municipal de Saúde de Picos prometem intensificar as manifestações de protesto para pressionar o prefeito Kléber Eulálio (PMDB), a desengavetar o projeto e enviar para a Câmara de Vereadores o Plano de Cargos, Carreira e Salários da categoria.

O projeto deveria ter sido encaminhado a Câmara Municipal de Picos para ser analisado e votado desde o primeiro semestre deste ano, porém, até o momento não existe uma data certa para isso acontecer. Essa indefinição tem causado preocupação aos servidores, que cobram dos vereadores uma posição mais clara em relação ao problema.

Por causa do impasse, nos últimos dias o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm) tem intensificado a mobilização da categoria. Três paralisações de advertência já foram realizadas, além de caminhadas de protesto pelas ruas da cidade.



Como estratégia de luta, os servidores da Saúde têm ocupado as galerias da Câmara Municipal de Picos todas as terças-feiras durante a realização da sessão ordinária. O objetivo é pressionar os vereadores a se posicionarem claramente em favor da categoria, que cobra pressa na aprovação do plano.

Segundo a presidente do Sindserm, Edna Moura, a presença dos servidores no plenário da Câmara tem como pretensão cobrar dos vereadores uma manifestação mais prática sobre o problema.
“Nós não entendemos alguns discursos dos vereadores dizendo que estão esperando o prefeito encaminhar o projeto. Nâo! A postura do parlamentar deve ser de cobrar do gestor o encaminhamento desse projeto e não ficar esperando. Eles precisam honrar o compromisso com os trabalhadores para garantir também a extensão dos benefícios” – acrescenta Edna Moura.


Segundo a sindicalista, os vereadores precisam buscar a administração pública para viabilizar esse projeto e não ficar apenas na Câmara aguardando o encaminhamento da proposta por parte do executivo municipal. “Eles podem e devem procurar o prefeito no sentido de buscar uma solução” pontua.

Outro lado

O prefeito de Picos Kléber Eulálio (PMDB) disse que Plano de Cargos e Salários somente existe após ele assumir o comando do município. “Eu disse que quero e vou fazer o plano, agora não no ritmo que os servidores desejam” – esclarece o gestor.

Kléber justificou ainda o motivo do impasse para o envio da proposta à Câmara de Vereadores. Segundo ele, médicos, enfermeiros, dentistas e por último os agentes comunitários não quiseram entrar no plano geral da saúde e, isso atrasou a formatação do projeto.



Ainda de acordo com o prefeito Kléber, elaborar um plano de cargos, carreira e salários não se faz da noite para o dia, leva tempo. Garantiu, porém, que na sua gestão será concluído o plano da Saúde. “Esse é um projeto que faço questão, vou atendê-los, não na rapidez que eles querem” – repetiu.






















Fonte: https://www.facebook.com/josemaria.sousabarros?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário