quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Servidores da Saúde saem às ruas de Picos para protestar contra o atraso nos salários

Por José Maria Barros
Servidores da secretaria municipal de Saúde de Picos saíram às ruas na manhã de ontem, 26, em protesto contra os constantes atrasos nos salários. Eles portavam faixas e cartazes denunciando a falta de sensibilidade dos gestores e cobrando uma solução para o problema, que se agravou na atual gestão.
Com faixas e cartazes e apoio de um carro de som, os manifestantes se concentraram em frente a sede da secretaria municipal de Saúde na manhã de ontem. Por cerca de uma hora eles se revezaram ao microfone para denunciar os problemas enfrentados pela categoria, principalmente o atraso nos salários.


















Durante a manifestação, os servidores denunciaram que até aquele momento não haviam recebido o pagamento referente ao mês de julho. Logo no início do protesto, a secretária municipal de Saúde, Ana Eulálio, deixou o prédio em carro fechado e não parou para dialogar com os trabalhadores.

Caminhada
Gritando palavras de ordem e cobrando da gestão municipal uma solução para o problema no atraso dos salários dos servidores, os manifestantes seguiram em caminhada até o Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal. Lá, houve uma parada e nova rodada de pronunciamentos dos líderes do movimento.




















A manifestação encerrou em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm). A presidente da entidade, Edna Moura, avaliou como positivo o movimento e previu que em outros protestos o número de participantes deve ser bem maior que o de ontem.



“Nossa intenção é de convocar a sociedade para ouvir e saber o que está acontecendo. Mostrar também para a própria secretária de Saúde o problema vivenciado pelos trabalhadores. Nós vamos intensificar nossa luta na próxima semana, de modo que a cada vez que formos às ruas a gente consiga mobilizar um número maior de pessoas” – anunciou Edna Moura.
Além da atualização do salário e a definição de uma data base para efetuação do pagamento, os manifestantes cobraram a regularização no Fundo de Previdência, que está atrasado, e a aprovação do Plano de Cargos, Salários e Carreira da Categoria, que deveria ter sido votado desde o mês de abril deste ano.



















Nas faixas e nos cartazes levados pelos manifestantes durante a caminhada estava expresso toda a indignação da categoria. “Parem de se apropriar do Fundo de Previdência..., mais respeito com os servidores de Picos”. “A saúde é direito de todos! Não há doença pior do que um salário atrasado”. “A aprovação do Plano da Saúde de Picos depende de vontade administrativa e política”, são alguns exemplos.
























Outro lado



















No momento da manifestação o prefeito Kléber Eulálio (PMDB) não estava no Palácio Coelho Rodrigues. Ele chegou depois e comentou a decisão dos servidores em paralisarem as atividades por 24 horas. O gestor disse que não tem culpa no impasse, visto que o pagamento depende de repasses federais que não têm data certa para ser feito pelo Ministério da Saúde.

Fonte: https://www.facebook.com/josemaria.sousabarros/posts/346215415532492


Nenhum comentário:

Postar um comentário