quinta-feira, 4 de abril de 2019

SINDSERM convoca reunião com os Professores(as) da Educação Infantil para debater a carga horária de trabalho


Conforme decidido em Assembleia ocorrida na última sexta-feira, 29 de março, a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos – SINDSERM, Lenice Sales, convocou reunião com os professores e as professoras de educação infantil da rede municipal de ensino com o propósito de debater sobre a carga horária e as condições de trabalho da categoria.

Em resposta às duvidas a respeito da carga horária de trabalho, o assessor jurídico, Francisco Casimiro de Sousa, fundamentou suas orientações no que está regulamentado na Lei do Piso (nº11.738/2008) e na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação):

“A LDB sugere que seja elaborado um calendário em que os alunos tenham às 800 horas/aulas e os 200 dias letivos sem que haja sobrecarga para o professor. a Lei do Piso determina, em seu artigo 2º, § 4º, que na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com alunos. Desta forma, no mínimo 1/3 da jornada de trabalho deve ser destinado às chamadas atividades extraclasse”.

Na ocasião, foi denunciado que há professores 40 horas que estão ministrando 35 aulas ao invés de 26 aulas, isto é, sem usufruir o horário pedagógico que é direito previsto em Lei. A Presidente, Lenice Sales, questionou o porquê da ausência e do silêncio desses trabalhadores que estão sendo prejudicados:

É difícil agir e tomar providências sem recebermos denúncias, sobretudo daqueles que são prejudicados. As assembleias é o lugar democrático para propor assuntos e novos debates. Infelizmente a maioria não participam, não lutam pelo seu direito e ainda atribui a culpa ao Sindicato ‘de não está fazendo nada’. Temos que nos conscientizar que o Sindicato somos nós: os servidores e as servidoras”.

Após a reunião, atendendo ao requerimento do professor e das professoras presentes na reunião, o SINDSERM encaminhou na manhã desta quinta-feira, 04 de abril, ofício solicitando reunião urgente com a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, e sua equipe de coordenação de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário