quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Escola Municipal Helvídio Nunes de Barros do povoado Fátima do Piauí funciona em situação de precariedade


Dando continuidade ao plano de ação “Sindicato Presente”, a equipe de visitas conheceu as instalações da Escola Helvídio Nunes de Barros localizado no povoado Fátima do Piauí, zona rural de Picos. A Escola atende maternal, ensino infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II em três turnos totalizando cerca de 209 alunos matriculados.

         A Escola é contemplada com o programa “Mais Educação” que atende estudantes em tempo integral através do projeto pedagógico que conecte áreas do saber à cidadania. O programa promove a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes mediante a complementação de carga horária.

 A unidade escolar apresenta muitos problemas relacionados a infraestrutura e ao funcionamento como: banheiros deteriorados, janelas quebradas, portas sem fechaduras, ausência de máquinas de xérox e de materiais básicos para às atividades de ensino-aprendizagem.


       Outros agravantes constatados referem-se à carência de funcionários para suprir a demanda, pois a Escola: não têm vigias e nem merendeiras, de modo que a única zeladora efetiva atende dois turnos, desempenhando funções que vão além de suas responsabilidades. Não fosse o bastante, em 30 (trinta) anos de trabalho prestado à Secretaria, a mesma não goza de seus direitos periodicamente (conforme determina a legislação trabalhista), a exemplo das férias. E pior: nessa escola não há diretor(a) e nem coordenador(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário