sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Diretoria do SINDSERM participa do I Seminário de Diversidade Sexual e de Gênero na Universidade Estadual do Piauí



A convite dos(as) organizadores(as) do “I Seminário de Diversidade Sexual e de Gênero: “discriminação, desigualdade e resistência”, os(as) membros da Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos - SINDSERM prestigiaram o evento nos dias 12 e 13 de setembro (quarta e quinta-feira, respectivamente) na Universidade Estadual do Piauí campus de Picos.



O evento atraiu cerca de 250 inscritos e teve como objetivo a promoção de discussões e o compartilhamento de informações acercas de questões LGBTQI+ e Feministas, afim de lutar contra a desigualdade e a discriminação por gênero e orientação sexual, além de tantas outras questões que cercam esta temática, promovendo a verdadeira resistência através do conhecimento.  


A professora efetiva da UESPI e mentora do evento, Edna Moura, avalia o Seminário como positivo, pois é resultado da integração de acadêmicos dos mais diversos cursos e mobilizou a participação do público em geral:


“Esse Seminário é referente ao projeto de pesquisa que estamos realizando na Universidade Estadual do Piauí sobre diversidade sexual e de gênero que tem a natureza de transmitir o devido conhecimento sobre esses movimentos de lutas e seus desafios, além de falar da questão do suicídio que aflige a população LGBT. O evento foi pensado para atender não apenas os estudantes das Universidades, mas toda a sociedade para que esse tema seja amplamente divulgado sem preconceito, sem medo e com respeito”.



    O Seminário reuniu célebres pensadores, estudiosos, militantes e ativistas dos movimentos sociais picoenses proporcionando uma programação produtiva repleta de palestras, minicursos, mesas redondas e aprendizados. A programação oficial do evento foi:

Dia 12 de setembro (quarta-feira):


- Mesa de Abertura: Edna Moura (mentora do Seminário), Antônio Isaias Filho (diretor do SINDSERM Picos), Jovanna Cardoso (coordenadora municipal do movimento LGBT), Cássio Luz (coordenador do curso de Direito), Eric Rofolfo (diretório central dos estudantes da UESPI), Paulo Mafra (professor doutor em Antropologia), Nega Mazé (militante da União das Mulheres do Piauí) e Igor Mendonça (membro fundador do movimento LGBT’s livres de Picos).


- Palestra: Histórico da Luta da População LGBT, movimento de luta nos estados, as principais bandeiras e desafios. Palestrante: Jovanna Baby


- Palestra: Saúde Mental da População LGBT. Palestrante Dra. Juliana Barbosa Dias Maia


- Mesa Redonda: Diversidade Sexual nas Escolas Municipais de Picos.
Palestrantes: Drª Alinne Hipólito Leal dos Santos e vereador Francisco das Chagas de Sousa


Dia 13 de setembro (quinta-feira):


- Minicurso 1: A Presença do Homossexual na Literatura. Palestrante: Escritor Patrick Sousa


- Minicurso 2: Feminicídio e Lei Maria da Penha. Palestrante: DrªJoyciara Bernardes


- Minicurso 3: Transfeminismo Afroindígena e Relações Étnico-Raciais de Gênero e Sexualidade: resistências de coloniais junto à lei 11.645/08 e as políticas do corpo na escola. Palestrante: Professor Dr. Paulo Mafra


- Minicurso 4: Inclusão dos LGBTs no Mercado de TrabalhoPalestrante: Dr.Marcelo Filho


- Mesa Redonda A Invisibilidade da Mulher LGBT. Palestrantes: Sabrina Miranda Feitosa de Sousa, Liga LGBT UESPI e Letícia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário