quinta-feira, 1 de junho de 2017

Servidores Municipais decidem paralisar as atividades na próxima segunda-feira

Servidores aprovam proposta de paralisação das atividades na próxima segunda-feira, dia 05 de junho. Foto: José Maria Barros.
  
  Na tarde dessa terça-feira, (30), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos realizou uma Assembleia Geral Extraordinária com o intuito de debater assuntos pertinentes aos direitos dos trabalhadores do Município e decidir sobre a paralisação geral das atividades na próxima segunda-feira, dia 05 de junho.


          A Assembleia foi conduzida pela Presidente, Edna Moura, e discorreu sobre pautas que interessam aos trabalhadores de todas as Secretarias do Município, em especial, no que se refere aos reajustes de salários. Dentre os assuntos destacamos:


REAJUSTE DOS SALÁRIOS

Em sessão ordinária ocorrida Câmara Municipal de Picos na tarde dessa quinta-feira, (25), os vereadores aprovaram um Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito de Picos que se refere à implantação de apenas 6,54% de reajuste salarial aos Servidores Públicos municipais.


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos, como entidade representativa, repudia a aprovação desse Projeto de Lei que estabelece um aumento de apenas 6,54%. O mesmo foi sancionado sem o consentimento do Sindicato e, sobretudo, contra a vontade dos Servidores que, em última Assembleia Extraordinária realizada no dia 22 de maio, rejeitaram por unanimidade a contraproposta de reajuste salarial por compreenderem que o percentual é muito inferior ao reajuste de 11,05% que foi implantado no ano passado.


O SINDSERM, também, repudia de forma veemente a atitude unilateral tomada pelo Prefeito Municipal de enviar, pelos bastidores, a proposta de reajuste salarial para ser aprovada na Câmara Legislativa sem atender as solicitações de diálogo com a classe trabalhadora. Ressaltamos que, um dia após a Assembleia, encaminhamos a Administração Municipal um ofício informando sobre a rejeição unânime dos servidores, mas nunca obtivemos resposta.


Diante de todos esses acontecimentos que prejudicam massivamente a classe dos Servidores Públicos, o SINDSERM convocou uma Assembleia Geral Extraordinária que decidiu, por unanimidade, a PARALISAÇÃO GERAL das atividades em todas as Secretarias (Administração, Saúde e Educação) para a próxima segunda-feira, 05 de junho, mediante o descumprimento da Administração Municipal aos acordos e reivindicações das categorias.


RETIRADA DE 5% (DOIS MILHÕES DE REAIS) DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PICOS PARA O INVESTIMENTO NO SETOR DE IMOBILIÁRIA

        É uma proposta encaminhada por parte dos Vereadores e que está sendo apreciada pela Previdência Própria do Município (PICOSPREV). O assessor jurídico do SINDSERM, Dr.  Francisco Casimiro, expressou a problemática de investir  5%(dois milhões de reais) do Fundo de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Picos para o investimento no setor de imobiliária, pois, conforme ele, este setor esta falido. 

          Assista ao vídeo e entenda as razões para não aceitar tal proposta de investimento: 




MUDANÇA DE NÍVEL DOS PROFESSORES
       
      A implantação da Mudança de Nível dos professores é um direito garantido no Plano de Carreiras, Cargos e Salários e uma luta antiga travada pelo Sindicato.
        
       No dia 19 de abril, a Presidente do SINDSERM, Edna Moura, e o assessor jurídico, Dr. José Francisco Brito, se reuniram com a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, para requerer a implantação desse direito. Na oportunidade, a Secretária solicitou até o dia 30 de maio, prazo máximo a ser realizado o impacto financeiro e a implementação da Mudança de Nível.

      O SINDSERM aguarda o cumprimento do acordo firmado com a Secretaria de Educação, pois, caso contrário, mobilizaremos a paralisação das atividades dos professores lotados nessa Secretaria.
        

COMISSÃO DA REVISÃO DO PLANO

Em reunião com os Procuradores, dia 18 de maio, solicitamos a execução do acordo firmado entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos e a Administração Municipal, em setembro de 2016, para a correção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Administração, conforme portaria 404/16, de 27 de setembro de 2016.


Os Procuradores do Município asseguraram a publicação de uma nova portaria que institua a formação de uma nova comissão técnica de revisão/correção do Plano e agendaram a primeira reunião da comissão para o dia 09 de junho às 10 horas.


ESTÁGIO PROBATÓRIO

É o período com duração de 03 anos estabelecido na Lei 1729/93 (Regime Jurídico Único) no qual sua aptidão física e mental será avaliada nos moldes e critérios do cargo ocupado.

Em caso de adesão à Greve, não há espaço para punições de servidores por aderirem a tal movimento, pois é um direito de todos os trabalhadores. Mesmo os servidores em Estágio Probatório e aqueles ocupantes de funções gratificadas gozam todos os direitos e podem exercer o direito constitucional à Greve. Portanto, o servidor em Estágio Probatório não pode ser penalizado pelo seu exercício de cidadania. 

Confira o álbum de fotos da Assembleia Geral Extraordinária CLICANDO AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário