quinta-feira, 23 de março de 2017

Representantes do Sindicato dos Bancários do Piauí realizam nova manifestação contra o fechamento da agência Itaú em Picos

Agência do Banco Itaú localizado na Praça Félix Pacheco

Em protesto ao anúncio do fechamento da agência do Banco Itaú na cidade, o Sindicato dos Bancários do Piauí promoveu na manhã desta quinta-feira, (23), a segunda manifestação com o propósito de reverter essa decisão.

Para o Diretor Regional do Sindicato dos Bancários do Piauí, Fábio Neiva, a decisão do Itaú é contraditória. Segundo ele, o Itaú é o segundo maior banco privado da América Latina, mas é o que mais tem demitido:

O que nos estarrece é que o Banco não deu nenhuma explicação. Simplesmente fixaram um cartaz na porta dizendo que a partir do dia 03 de abril os clientes se dirigissem a agência na Rua Areolino de Abreu em Teresina. Esse é o banco que mais demite. Eles demitiram quase quatro mil empregados somente em 2016 e os lucros do banco são bilionários. Então não justifica isso. O problema hoje é que os bancos tem uma política que busca diminuir as despesas administrativas e as despesas com o pessoal”, analisou o Diretor Regional do Sindicato dos Bancários, Fábio Neiva.

Diretor Regional do Sindicato dos Bancários, Fábio Neiva.

Para reverter à decisão da Superintendência do Itaú, algumas providências foram tomadas pelo Sindicato dos Bancários:

“Após a primeira manifestação, ocorrida no dia 09 de março, foram coletadas mil assinaturas. Encaminhamos esse documento às autoridades competentes e, em seguida, solicitamos o agendamento da audiência pública para debater o assunto com os representantes da Administração Municipal e vereadores na Câmara Municipal”, relatou Fábio Neiva.


Audiência Pública


A Câmara Municipal de Picos realizou na noite dessa quarta-feira, (22), uma audiência pública com o propósito de debater e reverter à decisão de fechamento da Agência do Banco Itaú em Picos anunciado no começo desse mês de março.

O debate ocorreu no Plenário da Câmara e contou com a presença de representantes do Banco Itaú, do Sindicato dos Bancários, da Administração Municipal, Vereadores e representantes da sociedade civil organizada.

A Superintendência do Banco Itaú anunciou no começo do mês que a agência, inaugurada em 2011 e localizado na Praça Félix Pacheco, terá as suas atividades encerradas na cidade a partir do dia 03 de abril: “por não estar gerando lucro, a agência será transferida a Teresina”. O Banco Itaú conta atualmente com apenas três funcionários e mais de três mil clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário