domingo, 1 de maio de 2016

Homenagem ao Dia do Trabalhador



O trabalho é uma lei natural. O trabalho é imprescindível. É o batalhar cotidianamente rumo ao progresso. Portanto, qualquer que seja o seu trabalho todos são dignos e merecem respeito e admiração.

O dia 1º de maio sempre foi marcado por momentos de comemorações e reflexões sobre às conquistas e desafios da classe trabalhadora do País. No Brasil, pelas mobilizações das classes trabalhistas e sindicais, obtivemos evolução no que se refere aos direitos fundamentais e conquistas dos trabalhadores como redução da carga horária de jornada, planos de cargos e carreiras, melhores salários, medidas de segurança contra acidentes, melhores condições para desenvolver às atividades laborais, carteiras assinadas e etc. 

Hoje, lamentavelmente, assistimos a degradação desses avanços em razão da recessão, desemprego, exploração do trabalho, aumento dos serviços terceirizados, em condições muitas vezes precárias, para um mercado preocupado apenas com o lucro. Este cenário do mundo globalizado e competitivo aponta para à necessidade de uma nova ordem, de uma nova organização das classes trabalhadoras, pois o momento inspira lucidez e capacidade de enfrentamento, caso contrário, seremos só massa reprodutora, sem direitos básicos para uma vida produtiva digna. 


No município de Picos conseguimos avanços com a força dos trabalhadores, dentre eles, a aprovação dos Planos de cargos, carreiras   e salários, data-base de reajuste que minimiza os efeitos drásticos e amargos à vida da maioria que já passaram anos sem ter esse direito reconhecido e hoje sofrem com o achatamento de seus salários, conseguimos com muita luta valorizar classes antes anônimas, no caso dos que garis têm garantia de salários e insalubridade a 100%. Picos avançou no pagamento do piso dos Professores. Embora, precisamos avançar muito. Precisamos que os pagamentos dos funcionários sejam efetuados na data prevista; executar na integra os planos de carreiras de cada categoria; pagar insalubridade para todos que têm direito; reduzir às distorções salariais; melhorar significativamente às condições de trabalho para os servidores em geral.

Temos muitas demandas que precisam ser sanadas e estamos convictos que a intensificação das lutas será nosso maior instrumento para garantir e conquistar direitos inalienáveis dos trabalhadores de todo país.
É com essa reflexão que nós, SINDSERM, fazemos o convite a meditação sobre o que temos, o que queremos e, principalmente, o que podemos fazer. 

Assim é importante acima de tudo nos indagarmos: 
Qual é o meu papel? 
Como posso contribuir para ajudar nessa luta? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário