terça-feira, 1 de março de 2016

Categoria dos Enfermeiros suspendem greve após negociação com o Governo na Justiça


    Os enfermeiros e o governo do estado chegaram a um acordo e a categoria suspendeu a greve na manhã desta segunda-feira (29). 

Representantes do Movimento Grevista de enfermagem próximo ao Tribunal de Justiça em Teresina

    Em audiência solicitada pelo Governo do Estado do Piauí, foi assinalada a suspensão da greve dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A reunião de conciliação foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado, onde estiveram presentes representantes do Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).


A greve dos enfermeiros foi deflagrada no dia 04 de fevereiro e, nesta segunda, se encaminhava para 25 dias de paralisação. Os profissionais reivindicavam, além de reajuste salarial em 17%, a implantação do plano de cargos, carreira e salários e do adicional de 20% de insalubridade. 


   No documento, o governo se comprometeu em suspender as multas e os descontos da categoria, além de garantir a apresentação de um relatório de impacto financeiro com o pedido de reajuste do sindicato. Ainda no acordo, o estado assegura não alterar o pagamento de insalubridade. 
Aylane Rodrigues reivindicando junto ao movimento grevista

A técnica de enfermagem e diretora do SINDSERM de Picos, Aylane Rodrigues, enalteceu a atuação do movimento grevista da categoria enfatizando as conquistas do movimento: "Conseguimos grandes êxitos através da greve. Entre as reivindicações atendidas, destaco: o plano único para a Enfermagem, Gimas com retroativo de janeiro em diante, o abono de faltas e a reconquista da insalubridade"

     
    Na ocasião, o diretor-presidente do Senatepi, João Sérgio de Moura, confirmou o retorno às atividades: "Após a audiência ficou decidido o reinício das funções hoje, dia 1° de março". Porém, ficou definido o agendamento do segundo momento para o dia 21 de março em que ocorrerá uma reunião para tratar a consequência, os ganhos reais e o efeito concreto da greve, esclarece João Sérgio: "Dia 21 teremos mais uma audiência pública com o restante das pautas a serem deliberadas". 

    Sobre a a suspensão da paralisação, João Sérgio argumentou: "Nessa audiência tivemos nossa conquista da dignidade. Nós tivemos a certeza que a nossa greve tem sim resultado. Nós retornaremos de cabeça erguida, pois nossa luta não foi em vão. Tivemos uma greve histórica. Contamos com forte mobilização coletiva gerada pela união da classe da enfermagem em diversas cidades. Através da fé e perseverança, a enfermagem piauiense acordou", finalizou. 


Término da audiência no Tribunal de Justiça do Estado











Nenhum comentário:

Postar um comentário