quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

SINDSERM se reúne com o Observatório Social de Picos


Na noite dessa segunda-feira (01), a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Picos (SINDSERM), Edna Moura, compareceu a reunião mensal na sede do Observatório Social de Picos, localizada na Associação Comercial, no qual foi apresentado o 3° relatório quadrimestral referente aos meses de setembro a dezembro de 2015. O encontro foi promovido pelo atual presidente do Observatório Social, Tiago Rêgo, junto a funcionários e colaboradores.

No relatório do período proposto, foram analisadas as licitações do município de Picos apontando quais foram concluídas e quais foram canceladas, posteriormente, investigaram como vem sendo a qualidade de aplicação dos recursos públicos para a cidade e, por fim, avaliou a economia gerada no município. 

A intervenção do Observatório Social se sucede através do monitoramento de licitações. Embasado em levantamentos, calcula-se que houve significativa redução nos valores licitatórios, ou então, reformulações nesses processos. A redução se deve a presença da organização na abertura dos certames e as consultas de preços que o Observatório Social está fazendo e levando no dia da licitação, mostrando para a comissão que no mercado há preços mais vantajosos. Consequentemente, a comissão se dedica mais a negociar com os representantes das empresas e esses se obrigam a baixarem seus preços.

Tiago Rêgo Presidente do Observatório Social (Foto: Folha Atual)



É importante mencionar que o Observatório Social é uma organização da sociedade civil de Picos e, portanto, precisa se manter com a cooperação de seus colaboradores. Visando esse propósito, ocorreram sorteios de um kit do boticário e um DVD player para os concorrentes que compraram as rifas e, em breve, haverá a organização de um evento objetivando arrecadar fundos para a manutenção do Observatório Social, principalmente, para custear o aluguel, as despesas fixas, material de publicidade e funcionários.



Edna Moura
Presidente do Sindserm de Picos

Edna Moura ressalta a importância do Observatório Social: “Esse projeto vem ajudando muito na sociedade de Picos, esclarecendo muitos fatos, principalmente no que diz as questões de licitações e transparência”. 




Uma das metas deliberadas na reunião para esse ano de 2016 é representar o Piauí no 7° Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS) que ocorrerá no mês de março, em Curitiba-PR. O ENOS é um evento proeminente para a formação e a qualificação dos diretores e colaboradores dos OS em todo Brasil que almeja fortalecer a rede dos Observatórios Sociais do Brasil.
Membros da equipe administrativa e executiva do Observatório Social de Picos


CONTEÚDO COMPLEMENTAR:


  - O que é um Observatório Social?

É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

 - Resultado da atuação dos Observatórios Sociais:
Princípio: A justiça social só será alcançada quando todos os agentes econômicos recolherem seus tributos corretamente e os agentes públicos os aplicarem com ética e eficácia.
Missão: Despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, através do seu próprio Observatório Social, exercendo a vigilância social na sua comunidade, integrando a  Rede de Controle Social.
Visão: Alcançaremos nossa visão quando os Observatórios Sociais estiverem contribuindo significativamente na conscientização das suas próprias comunidades a respeito de seus deveres e direitos como contribuintes e cidadãos, praticando a vigilância social sobre a coisa pública, assegurando a justiça social.
Visão: Apartidarismo, visão de longo prazo, comprometimento com a justiça social.
Objetivo: Fomentar e apoiar a consolidação da Rede OSB de Controle Social, a partir da padronização dos procedimentos de fiscalização e controle dos gastos públicos, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção da MPE no rol de fornecedores das prefeituras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário